// On :domingo, 19 de outubro de 2014

   Nessa postagem tentarei abordar a criação descrita em Gênesis, e vou tentar explicar da melhor forma essa criação pela inspiração dada por Deus.

    Bom vou começar sitando Gênesis 1:10-11
"E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."


   Nessa parte Deus já havia trago a terra a superfície, e agora ele cria a vegetação, tem lógica, pois para que se criasse a vida, os seres precisariam se alimentar, então primeiro ele criou a fonte de alimentos, pessoas costumam dizer que a criação da vegetação veio antes do sol e por isso não podia ter sido assim, as plantas precisam do sol para a fotossíntese, oque esta errado, as plantas precisam de LUZ para a fotossíntese, e essa por sua vez já havia sido criada, como diz em Gn 1:3 "que haja luz", as plantas não dependem exclusivamente da luz vinda do sol (apesar de ter sido um intervalo de apenas 12 horas entre a criação delas e o sol) a prova disso é que podem ser  mantidas plantas sobe luz artificial (de lampadas), mas entenderam melhor sobre como isso foi feito mas a frente desse post.

   Falei logo acima do dia terceiro, agora falaremos do dia quarto "a criação do sol e da lua" e veja também que até agora Deus tinha apenas nomeado oque seria os lugares claros e os lugares escuros, como dito em  Gênesis 1:5 

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."

   Veja que é até fácil entender que ele chamou a LUZ dia, e as ESCURIDÃO noite, agora lendo Gn 1:14 

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."

   Aqui são criados o sol e a lua, agora analise essa parte "o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite" você como um simples ser humano, ao olhar para o céu, enxerga aparentemente o sol e a lua do mesmo tamanho, e aqui claramente nos diz que o sol é maior que a lua, como alguém saberia apenas em olhar para cima a olho nu que o sol é maior que o lua? isso mostra que Moisés escreveu o pentateuco ele claramente teve inspiração divina, nos mostra claramente que Deus disse a ele oque tinha feito para que escrevesse.

   Continuando agora vamos analisar um pouco mais do texto.

"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."

   Por esses textos podemos entender que, primeiro existe uma diferença entre répteis marinhos e terrestres, veja que primeiro ele diz 

"Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente" 

e depois ele diz 

"Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie" perceba que ele repetiu répteis, por existir diferença de marinhos e terrestres. (apesar de que alguns tradutores afirmam que o primeiro texto diz - Produzam as águas abundantemente cardumes de alma vivente.)

   Agora falaremos de uma parte interessante da criação, que é Gênesis 1:26 que diz.

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

  Perceba que nessa parte ele usa o plural, "FAÇAMOS o homem a NOSSA imagem" isso nos mostra oque se chama de "Santíssima Trindade" ou seja, Pai, Filho e Espirito Santo.

   O homem e a mulher, "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." o dia sexto.

  Falaremos agora da questão das plantas que precisam da luz do sol, e porquê elas poderiam e foram criadas antes do sol.

  "E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." Gn 2:5-6

   Analise bem essa parte, apesar da criação da erva ter sido feita antes do sol, esse texto nos revela que foram criadas apenas as sementes das ervas, e somente agora após toda criação de um planeta capaz de sustentar vida, é que Deus faz com que elas sejam regadas e brotem, então o fato de o sol surgir depois não afetaria a existência das sementes, e para que elas nascessem Deus faz subir um vapor de dentro da terra para que toda ela fosse regada.

    Abordando o detalhe dos textos veja essa parte.

"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal."

    Sem falar muito veja apenas que existiam duas arvores sagradas, a arvore da vida, e a arvore do conhecimento do bem e do mal, veja que são duas mais não uma como muitos pensam.

    Agora mais um trecho agora de Gn 3 "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito." repare nessa parte, alimária quer dizer animal irracional, e o texto diz "Ora, a serpente era MAIS astuta" perceba que não diz "A mais astuta" diz apenas "mais astuta" isso a tira da linha de alimária, de não racional.

   Agora sobre Gn 3:16 que diz "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." eu já assistir a muitos partos de animais, e em nem um deles vi sofrimento, vi uma certa dor, e incomodo mas nada comparado a parto de uma mulher.

   A arvore da vida, "Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." 


    A parte que vamos tratar agora é sobre a palavra querubins, ao ouvirem essa palavra as pessoas assemelham logo a um anjo, mas se formos de fato pesquisar sobre a tradução e sobre os querubins que ficam sobre a arca da aliança, veremos que esses eram animais, os querubins que existiam no Templo ao lado da Arca Santa eram de fato representações de animais (touro ou leão), a palavra que se refere a anjos é serafim, que foram sitados apenas duas vezes em toda a bíblia, uma em Isaías 6:2 e outra em Isaías 6:6 esses por sua vez eram anjos, corpo de homem, e possuíam 6 asas, esse trecho nos descreve que os serafins são na "hierarquia" celestial a classe mais alta, ficam ao redor de Deus, descreve uma cena onde eles estavam com duas asas cobrindo os rostos, duas cobrindo os pés, e com duas voando. (não confundir querubim com serafim) e analise mais do texto, analise que a palavra hebraica Saraf significa "queimar" ou "incendiar", isso pode nos da uma característica dos serafins, que eles seriam seres com aparência de fogo, e isso pode explicar o trecho de Gn que diz "uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." isso nos mostra que essa espada inflamada poderia ser um serafim, seria como um "exercito" de querubins e um serafim.

    Falarei agora de um trecho muito interessante, que diz respeito ao homem, vamos ler agora alguns trechos da historia de Abel e Caim.

"Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará." Gn 4:13-14

    Veja que Caim teme que o matem, muitas pessoas tem um ideia que esta possivelmente errada quanto a criação do homem e da mulher, ate então Deus só avia criado Adão e Eva, que geraram apenas Caim e Abel, então quem Caim estava temendo? veja esse outro texto

"E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque."

Então vamos lá, de onde veio essa mulher que casou-se com Caim? e essa terra de Node? se até então Adão e Eva tinham tido apenas 2 filhos, mas isso nos faz pensar o seguinte, vamos ler alguns trechos.

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gn 1:27

"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra." Gn 1:20-22


    Perceba que Deus criou de todos os seres vivos não um casal mas vários, em outra tradução diz por exemplo, "Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes" repare na palavra enxame, ou seja ele criou seres vivos aos montes, então se ele criou tantos seres em números tão grandes, oque faz você pensar que a criação do homem parou em Adão e Eva? se fosse assim Caim só poderia ter tido filhos com Eva, sua mãe, (Penso que a bíblia nos descreve como foi criado o primeiro homem, não o único.) caso contrario estaríamos falando de um incesto em série!!!
e também você certamente cairia em contradição ao tentar explicar como pode, por exemplo, existir negros, loiros, ruivos, asiáticos etc...

   Bom esse post já esta ficando muito grande então vou parar por aqui, tentarei abordar mais trechos de Gênesis em outra postagem.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

// Copyright © postagens ligreli // Design by JDESIGN //